Educação Infantil

Enquanto educadoras entendemos que, somente trabalhando o conhecimento científico, historicamente produzido de modo sistemático e crítico, em todas as modalidades de ensino, não formaremos integralmente nossos alunos, consoante aos princípios filosóficos e pedagógicos que regem à Instituição.

Conscientes do papel decisivo que tem a educação infantil na formação do caráter queremos desenvolver aspectos de uma educação integral: espírito crítico e observador, senso de organização, cooperação, respeito, iniciativa e criatividade. A partir do respeito e da história de vida de cada criança, assim como de suas experiências, promoveremos discussões e trocas levando-a a aprendizagem e ao desenvolvimento.

O processo de apropriação do conhecimento, na perspectiva que explica a realidade, é gradual: os conceitos vão sendo cada vez mais elaborados, gradualmente ampliados na medida em que a criança percebe as relações entre os mesmos e a realidade que os determinam. O professor é o mediador, que interfere de modo a levar a criança a estabelecer relações de interdependência entre os conteúdos, bem como a identificar sua origem.

A proposta pedagógica que norteia o trabalho educativo está pautada nos pressupostos básicos da teoria sócio-construtivista, teoria do desenvolvimento cognitivo cujo fundamento maior é que a aprendizagem e o desenvolvimento se dão através de interações sociais vividas pelo indivíduo (em casa, na escola, no clube, etc.). Nessa perspectiva, a escola é vista como ambiente favorável de interação entre a criança e o saber científico e o professor (educador) tem papel fundamental porque é quem media esse processo, sem, contudo, negligenciar a eficiência de outros métodos, tornando-nos ecléticas na aplicação da nossa metodologia de ensino.

Tendo em vista essa teoria de desenvolvimento cognitivo, privilegiamos o trabalho com a linguagem (gestual, oral e escrita) como forma principal de interação, que norteia o trabalho com as demais disciplinas.

As atividades lúdicas e os jogos têm papel fundamental no desenvolvimento da criança. É nas interações sociais, no estabelecimento de regras (jogos), que a troca de experiências ocorre. Por isso, o jogo, o brinquedo e a brincadeira são essenciais na Educação Infantil do Colégio Madrid.

Alcançamos nossos objetivos, oferecendo aos nossos alunos: educação física, informática, literatura infantil, inglês, natação (convênio com a academia), além do conteúdo regular ministrado por experientes profissionais, assessoradas pela direção e pela coordenação pedagógica.

Assim, queremos formar pessoas capazes de competir em situação de igualdade, mas acima de tudo, queremos formar cidadãos conscientes, humanizados e comprometidos com um mundo justo, fraterno, verdadeiro, onde cada um seja responsável, sujeito livre e autônomo.

Sinta-se acolhido e seja bem-vindo à Educação Infantil do Colégio Madrid.